Avenida Carlos Gomes, 1492 - Sala 1411
Telefone (51)3391.5092
E-mail: nutricionista@vanessaleite.com.br

Estacionamento com ou sem manobrista
(à escolher) 24h
Vigilância 24h

Estamos em novo endereço

Mídia

Confira três receitas “top” repletas de benefícios e que ajudam a emagrecer

Publicado no dia 27/2/2014

A Coluna Barra de Cereal no programa TVCOM Tudo + aborda nesta semana dicas para você dar uma afinada na silhueta e para ter energia nos dias de festa.  A convidada é a nutricionista Vanessa Leite



A seguir, confira três receitas “top” repletas de benefícios e que ajudam a emagrecer.



1) Mousse de whey 



Ingredientes
 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó, 
2 colheres de sopa de whey protein sabor chocolate, 
Água gelada bem pouca quantidade (o necessário)



Modo de preparo
 Junte o leite, o whey e a água até ficar um creme grosso. Leve ao freezer até firmar (aproximadamente 10 minutos. Se passar, fica duro, aí basta deixar na temperature ambiente 3 minutos).
Rende: 1 taça
Calorias: 140 



2) Chá emagrecedor de abacaxi



Ingredientes
 ½ abacaxi (cortado em cubos pequenos), 
Cascas de ½ abacaxi (cortadas em pedaços menores)
,1,2 litro de água
, 1 sachê de chá preto (leve)
, Adoçante sucralose a gosto



Modo de preparo 
Lavar muito bem o abacaxi. Descascar a fruta, cortar em cubos pequenos e reservar. Cortar as cascas em pedaços menores. As cascas (de ½ abacaxi) devem ser fervidas em 1 litro de água, por aproximadamente 10 minutos. Esperar esfriar para descartar as cascas (opção mais leve) ou bater no liquidificador e coar (opção mais forte e mais nutritiva e eficiente).
Enquanto isso faça o chá preto em 200ml de água fervente e espere esfriar (cuidado para não exagerar no chá preto). Misture essas duas preparações somente quando ambas estiverem na temperatura ambiente. Depois disso, acrescente abacaxi cortado e adoçante a gosto. Colocar para gelar.



Recomendação
 Tome 1 copo (300ml) com 1 colher de sopa de abacaxi cortado.
Contém aproximadamente 40 calorias por copo.



Benefícios
 A casca do abacaxi contém mais nutrientes (proteínas, cálcio, fibras…) do que sua parte comestível. Esse chá estimula sistema nervoso, é termogênico, antioxidante, diurético, digestivo, desintoxicante. Fruta rica em vitamina C, contém bromelina, ponderosa enzima que ajuda na redução de inflamações e facilita digestão, logo ajuda deixar a barriga chapada. Como é digestivo pode também ser combinado com refeições mais pesadas e/ou gordurosas.



As fibras presentes no chá ajudam reduzir colesterol, melhoram cicatrização e anemias. Ideal para reduzir o peso corporal, uma vez que diminui a retenção de líquidos. Esse chá tem ação anorexígena, ou seja, reduz apetite e proporciona saciedade. A fruta apresenta composição de aproximadamente 80-90% de água, o que reafirma sua propriedade diurética.



3) Chá termogênico de erva-mate



Ingredientes 
1 colher de sopa de erva-mate do chimarrão sem açúcar ou tostada, 
300ml de água
, 1 pedaço micro de gengibre s/ casca, 
Opcional: adoçante sucralose



Modo de preparo
 Coloque a água e o gengibre para ferver. Desligue o fogão e acrescente a erva-mate e abafe por 5 minutos. Após, coe e tome quente ou bem gelado (para isso coloque gelo).
Tomar, no mínimo, 2 receitas dessas por dia.



Benefícios 
A combinação emagrece em função da gengibre, que é termogênico, e da erva-mate. A ingestão da infusão da erva-mate pode ser uma importante fonte de minerais e vitaminas, uma vez que a erva possui muitos componentes, como os derivados de cafeiol, flavonoides, metilxantinas, taninos e numerosas saponinas triterpênicas. A infusão da erva-mate também contém minerais, como fósforo, ferro, cálcio e várias vitaminas, como tiamina e niacina, riboflavina, ácido pantotênico, C, E e betacaroteno.



A cafeína estimula o sistema nervoso central e tem efeito lipolítico. Os derivados de cafeiol são indicados como os responsáveis pela capacidade antioxidante da bebida. As saponinas são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e hipocolesterolêmicas. Em relação aos flavonoídes, é considerado um potente inibidor de radicais livres.



Vários estudos têm apontado Ilex paraguariensis (erva-mate) como coadjuvante no manejo da obesidade e da perda de peso. Em um dos estudos, da Universidade de Lausanne (Suíça), que investigaram essa proposta, encontrou-se que obesos que consumiram erva-mate apresentaram um aumento da oxidação de gordura


Arquivos anexados:

Categorias

 

 

Arquivo