• Vanessa Leite

Chás gelados são opção saudável para os dias quentes. Vanessa Leite no caderno Vida da ZERO HORA


Nesta época do ano, quando as temperaturas facilmente superam os 30ºC, o organismo pede alimentos e bebidas que aliviem a sensação de calor. Apostar nos chás gelados pode ser uma excelente alternativa. Fácil de preparar, versátil e saborosa, a bebida ainda pode ser aliada da saúde.

Muito consumidos em países asiáticos, os chás são associados a longevidade. O verde, por exemplo, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antidiabéticas, e sua ingestão diária está relacionada a um menor risco de doenças cardiovasculares. Estudos indicam, ainda, que alguns chás auxiliam na ativação do metabolismo, na prevenção do câncer, na melhora do sistema imunológico, na redução do mau-hálito, no alívio do estresse e da ansiedade e na inibição da absorção do colesterol, entre outros benefícios.

Mas o consumo do chá também tem certas restrições. De acordo com a coordenadora do curso de nutrição da Feevale, Cláudia Denicol Winter, o verde e o preto, por exemplo, têm cafeína e, quando ingeridos em excesso, podem comprometer a absorção de ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Pessoas com problemas renais também devem consumir a bebida com moderação, pois ela aumenta a produção de urina. Os chás também devem ser ingeridos com cautela por crianças, gestantes e por quem tem anemia ou osteoporose.

Apesar de práticas, as versões prontas da bebida podem ser armadilhas.

— Os chás em saquinhos não têm tantos benefícios quanto os que são feitos diretamente com a erva, logo não são os mais recomendados por não possuírem quantidades adequadas de compostos bioativos. Alguns tipos apresentam açúcar na composição, portanto, devem ser evitados — recomenda a nutricionista Vanessa Franzen Leite.

A presença de açúcar também é um problema nas versões industrializadas dos chás gelados — normalmente identificados como "ice tea" e vendidos em garrafas ou latas. Um copo da bebida pode conter quase a mesma quantidade de açúcar do que um de refrigerante, por exemplo. A dica é ficar atento ao rótulo e observar a ordem dos ingredientes: se o açúcar aparecer entre os primeiros listados, consuma a bebida com moderação.

A nutricionista Cláudia Winter lembra, ainda, que a ingestão de chás não substitui a água:

— O consumo deve ser restrito a três copos ou xícaras por dia.

Algumas ervas — as de efeito relaxante como cidreira, capim cidró e camomila — são indicadas para o período da noite. Já os chás preto e verde, por serem estimulantes, são mais recomendados para o dia.

Dicas de preparo

— Os chás podem ser preparados de duas formas: por infusão ou decocção.

— O método de infusão, indicado para o preparo de folhas e flores, consiste em verter água quente em um recipiente com a planta. A água deve ser somente aquecida, nunca fervida – pois a fervura elimina algumas propriedades dos compostos ativos dos chás. O ideal é manter a infusão de um a cinco minutos.

— Para o preparo de partes mais duras da planta, como sementes e raízes, recomenda-se utilizar o processo de decocção. A planta deve ferver durante cinco minutos com a água.

— O chá deve ser consumido até 24 horas após o seu preparo, sempre mantido sob refrigeração.

— Chás gelados combinam muito bem com frutas, principalmente as cítricas como limão, laranja, kiwi e abacaxi. Acrescentar gengibre também é uma boa opção.

Foto: André Ávila / Agência RBS

Por: Camila Nunes

07/02/2016 - 04h01min

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2016/02/chas-gelados-sao-opcao-saudavel-para-os-dias-quentes-4968833.html




0 visualização

​© 2019 por MECOMUNICA BOUTIQUE DE MARKETING. SIGA-NOS: @mecomunica.mkt |  contato@m3comunica.com

Todos os direitos reservados. CLÍNICA NUTRICIONISTA VANESSA LEITE | Email: nutricionista@vanessaleite.com.brFones: +55 51 3391-5092 | +55 51 99901.5092

Avenida Carlos Gomes, 1492 - Sala 1411 | Estacionamento no local | Vigilância 24h.

Horário de Atendimento: Segunda à sexta, das 8h às 21h. | Horário Agendamento de Consultas:Segunda à sexta, das 9h às 12h e 13h às 18h.

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: