top of page
  • Foto do escritorVanessa Leite

Anda se sentindo um pouco inchada? Dicas de alimentos e receitas para desinchar

Atualizado: 9 de jan. de 2019

Postado por Redação Donna

13-07-2016 às 13h30


É comum que, em alguns dias, a gente sinta o corpo um pouco estranho, meio inchadinho – aqueles momentos em que a roupa fica apertada e a sensação de estar “cheia”, mesmo comendo pouco, nos acompanha por todo o dia. Isso ocorre pela retenção de água e pode ter várias causas: consumo de alimentos ricos em sódio ou sal em excesso, falta de hidratação, privação de sono, estresse, exagero nos carboidratos ou no adoçante, entre outros.

Para se livrar dessa sensação, é importante garantir um bom funcionamento do organismo e a eliminação das toxinas que causam a retenção. Uma das principais formas de fazer isso é consumindo alimentos diuréticos. Não esqueça também de caprichar no consumo de água, que ajuda na diurese, eliminando toxinas.

Leia também

A nutricionista Vanessa Franzen Leite indica uma lista de alimentos que ajudam a desinchar:

# Frutas e hortaliças: destaques para aspargos, salsa, beterraba, uva, folhas verdes, abacaxi, abóbora, cebola, alho-poró, pepino, agrião e alho, que são ricos em água e substâncias diuréticas

# Alcachofra: além da ação diurética, ela ainda tem propriedades lipolíticas, o que ajuda a queimar gordura e aumentar o metabolismo. A folhas da alcachofra ainda têm fibras que ajudam ainda mais nesse processo

# Temperos naturais: alecrim, salsinha e manjericão apresentam ação diurética e ainda são enriquecidos de antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce e aparecimento de várias doenças. Além do mais, apostar nos temperos ajuda a diminuir o consumo do sal, que contribui para a retenção de líquidos.

# Chá verde: rico em polifenóis, o chá verde estimula metabolismo, hidrata e combatem a retenção hídrica

# Chá hibisco: além de ser diurético, seu efeito calmante ajuda a baixar o cortisol que, em grande quantidade, é responsável pela retenção

# Melancia: rica em água e em fibras, elementos que ajudam a desinchar e diminuir o quadro de edema

# Aveia: rica em fibras, o que ajuda a eliminar toxinas e, consequentemente, a diminuir o inchaço

# Banana: o potássio presente nessa fruta serve para neutralizar o efeito prejudicial de sódio

Com a lista em mãos, confira 3 receitas da nossa colunista Eline Prando para fazer com esses ingredientes:

Suco de melão, agrião e laranja

📷Ingredientes:

250g de melão

400ml de água

200ml de suco de laranja

Folhas de agrião

Mel ou açúcar mascavo

Modo de fazer:

Coloque no liquidificador o melão, a água, o suco de laranja e bata bem, em seguida comece a adicionar o agrião, experimente e ajuste para que fique agradável ao seu paladar.

Alcachofra com molho de ervas

📷Ingredientes:

4 alcachofras

2 dentes de alho

Rodelas de limão

Sal

Molho:

1 tomate sem sementes

Azeite de oliva

Salsinha

Manjericão

Cebolinha

Tomilho

Sal

Pimenta

Modo de fazer:

Começando pelas alcachofras, retire o talo e as folhas externas e descarte. Com uma tesoura, corte as pontas das folhas, coloque em uma panela com os dentes de alho, as rodelas de limão e cubra com água. Leve a panela ao fogo por aproximadamente 40 minutos, para testar arranque uma folha, elas devem soltar com facilidade.

Para o molho, pique finamente o tomate sem sementes, adicione todas as ervas picadas, adicione azeite de oliva, sal e pimenta a gosto.

Regue as alcachofras ainda quentes com o molho e sirva em seguida.

Chips de banana verde assados

📷Ingredientes:

Banana verde*

Óleo de coco

Sal e pimenta (prefira moídos na hora)

Modo de fazer:

Unte uma forma grande com o óleo de coco. Descasque as bananas e corte em finíssimas rodelas ou tiras, se você tem um mandolin (cortador de legumes) ele pode ser usado. Acomode as bananas na forma sem sobrepor, leve para assar até que elas fiquem levemente douradinhas e crocantes. Polvilhe sal, pimenta e sirva.

*Rendimento: usei 3 bananas prata que tinha em casa e rendeu apenas o potinho da foto. Então se você quiser uma quantidade maior, fatie várias bananas e coloque em duas formas




3 visualizações0 comentário
bottom of page