top of page
  • Foto do escritorVanessa Leite

Importância da clínica e do nutricionista para adesão do paciente no tratamento



Saiba mais sobre a importância da clínica ter um AMBIENTE ACOLHEDOR PARA SEUS PACIENTES e DA EMPATIA NO ATENDIMENTO CLÍNICO. Para a psicologia, a empatia é o poder de entrar na personalidade do outro e experimentar imaginativamente suas experiências. No contexto da medicina clínica, essa habilidade (que não deve ser confundida com a simpatia) PODE SER O GRANDE DIFERENCIAL PARA UM ATENDIMENTO BEM-SUCEDIDO.

Trago aqui estudos realizados.

Revisando a literatura sobre a falta de adesão de pacientes e os processos sociais e psicológicos que permeiam a relação médico paciente, DiMatteo (1994) relatou que: 38% dos pacientes deixam de seguir um tratamento agudo recomendado (por exemplo, uso de antibióticos); 43% dos pacientes não aderem a um tratamento crônico (por exemplo, tratamento anti- hipertensivo); 75% DOS PACIENTES NÃO SEGUEM AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS RELACIONADAS AS MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, COMO RESTRIÇÕES ALIMENTARES, abandono do fumo e outros.

Resumo: A SATISFAÇÃO COM O NÍVEL DO ATENDIMENTO E COM A ATITUDE DO PROFISSIONAL tem sido relatada como fatores que INFLUENCIAM A ADERÊNCIA DO TRATAMETO E/OU PRESCRIÇÃO. Por outro lado, a aderência é melhor estabelecida se o paciente encontra o mesmo profissional em cada visita. As características do serviço institucional ou da clínica são importantes. A espera para o atendimento pode ser um fator que conduz à desistência de uma próxima visita. Um ambiente acolhedor por parte de toda a equipe é fundamental para criar um clima aconchegante (Holli & Calabrese, 1991). Quero nesse post parabenizar minha equipe Lourdes Pereira da Silva e Luiza Leite pelo esforço diário e constante para atendermos com muito carinho e empenho todos os nossos queridos pacientes #clinicavanessaleite #vanessaleite #clinica #empatia #adesao #tratamento #emagrecimento #saude #qualidadedevida #psicologiadoemagrecimento #nutricaocomportamental #ciênciabaseadaemevidências #evidencias #estudoscientificos #psicologia #comportamentoalimentar #mudanca #fatordemudanca #motivao #entrevistamotivacional #sucesso #paciente #medicopaciente #nutricionistapaciente #equipetop




5 visualizações0 comentário
bottom of page